Artigos

A Publicidade Sob Um Novo Olhar

Publicidade_e_Propaganda1

artigo3 A Publicidade Sob Um Novo Olhar A Publicidade Sob Um Novo Olhar artigo3

Acho uma delícia viver nesse ambiente de constante mudança. Essa vibe nos movimenta, nos faz sentir vivos e demanda nossa visão crítica constantemente. Nos impele a rever e verificar se nossas ideias e projetos ainda são válidos e factíveis, nos obriga a refletir e antever o mercado com seriedade. Neste sentido a Tecnologia de Informação, que já está presente no dia-a-dia das organizações vem provocando mudanças profundas em todas as empresas, alterando a estrutura organizacional, o perfil do trabalhador, as relações no ambiente trabalho, e a cultura organizacional.

Dentre as diversas tecnologias que tiveram impacto na realização do trabalho recentemente, a informática é a que tem despertado maior atenção, uma vez que sua utilização é muito disseminada em diversos ambientes de trabalho e a abrangência de seus impactos é muito ampla. Atividades que exigem muita repetição ou alta precisão seguirão um caminho natural que é o da automação. Por outro lado, em áreas de trabalho, como a publicidade online, a tecnologia não substitui, mas motiva uma mudança:

  • menos pessoas dedicadas à operação repetitiva do dia a dia;
  • e mais gente voltada para a análise.

 Pouco tempo atrás, não imaginaríamos encontrar engenheiro e até matemático trabalhando numa agência. Uma outra constatação é que no mundo dos negócios, a clássica divisão entre humanas e exatas não existe mais. Daí surge um novo profissional, que pode ser de humanas e entender lógica, saber programar e analisar números.

 Voltando a falar especificamente da publicidade, a tendência é que os profissionais sejam cada vez mais completos e multidisciplinares. A facilidade oferecida pelos cursos online, não favorece a desculpa para não se aprofundar.Nesse processo de transição, é imprescindível ao mesmo tempo investir na contratação de perfis mais multidisciplinares e também estimular aos empregados a buscar por novos conhecimentos.

As mudanças no mercado também levaram a uma nova dinâmica entre agências, anunciantes e provedores de dados, pois hoje são os anunciantes que buscam tecnologias baseadas em dados de audiência, números e publicidade mensurável. Essa nova realidade demanda profissionais completos, que saibam fazer de tudo. A ideia é a existência de times menores com profissionais super flexíveis. A tecnologia pode liberar as pessoas para realizarem trabalhos mais criativos e menos operacionais.Não dá para ter um time enorme. Essa nova realidade demanda profissionais completos, que saibam fazer de tudo.

Walter Cunha

Sobre o autor

Walter Cunha

Comentar

Clique aqui para deixar um comentário