Marketing da Noticia Do Bem Marketing Da Notícia Universidades

Idosos Relembram Brincadeiras E Ouvem Jovens Sobre Tecnologia Atual

jovem-e-idosos

Mais de cem estudantes de 13 e 14 anos, atendidos gratuitamente no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena,instalado no município de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, participaram de mais uma edição do projeto Estação Memória, desenvolvido por dois pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) para promover encontros entre jovens e idosos a fim de criar uma ponte de comunicação entre gerações por meio de memórias.

O projeto Estação Memória, que conta com um grupo formado por 25 idosos entre 70 e 90 anos de idade, é uma iniciativa dos professores Edmir Perroti e Ivete Pieruccini, do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Uma vez por semana, o grupo de idosos se reúne para escrever cartas que serão direcionadas a jovens das comunidades visitadas. Iniciado em 1997 como projeto de pesquisa, o Estação Memória já visitou dezenas de estudantes de escolas públicas e privadas e de jovens de entidades sem fins lucrativos.

As brincadeiras infantis foram o tema do encontro no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena. O grupo de idosos que trocou cartas com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental desde o início do ano, relembrou brincadeiras de quase um século atrás e ouviu o que as crianças têm a dizer sobre a tecnologia atual e as atividades de lazer que fazem parte do seu dia a dia. Em edições anteriores, o Centro Educacional abordou temas como adolescência, esportes, a era do rádio e a ditadura militar no Brasil.

O encontro é realizado de forma interdisciplinar e conta com o apoio dos profissionais da rede de bibliotecas interativas do Centro Educacional e de professores de português, informática e história. Segundo Miriam Nascimento, coordenadora da rede de bibliotecas interativas do Centro Educacional, a iniciativa incentiva a pesquisa e amplia o vocabulário dos alunos. “Para compreender algumas expressões utilizadas pelos idosos, os alunos precisam recorrer aos livros, revistas e vídeos. Desta forma, além de partilhar experiências e entender a importância de valorizar o passado e respeitar os mais velhos, os alunos trabalham em equipe, desenvolvem a escrita e o hábito de leitura”, finaliza.

Fonte: CDN Comunicação

#MarketingDeValor